9 Documentários e Séries de Investigação Criminal na Netflix


Quem não adora um bom mistério, não é mesmo? Séries fictícias de investigação criminal, como American Crime Story e Mindhunter, ganharam o clamor do público nos últimos anos com suas histórias cativantes e casos de tirar o fôlego. Muitas dessas séries, porém, são baseadas em casos criminais reais que estão espalhados ao redor do mundo, com histórias inacreditáveis e com mistérios sem solução.

O que grande parte dessas séries nos mostrou é que não há nada mais assustador que a realidade. Prova disso, são os diversos documentários e séries de investigação criminal disponíveis na Netflix que são impossíveis de não serem assistidos de uma vez só. Com histórias envolvendo assassinatos, sequestros, stalkers e traições, todos esses casos reais nos cativam e nos fazem refletir sobre a justiça que há no mundo. Abaixo, a Spooky Co. separou uma lista com 9 documentários e séries de casos criminais que te deixarão perplexos do início ao fim. Prepare-se já para maratonar!

1 - Amanda Knox



"Amanda Knox" é um documentário produzido pela Netflix e foi estreado em 2016. A obra conta a história da personagem que dá nome ao filme, Amanda Knox. Contado em muitas partes em primeira pessoa, a estadunidense dá o seu relato do que aconteceu na época em que ela era uma estudante intercambista na Itália, e o que nessa viagem a levou a ser duas vezes condenada e depois absolvida pelo assassinato de Meredith Kercher em 2007.

No documentário, há muito mistério sobre a verdadeira autoria do assassinato, sobre o que realmente aconteceu na noite do crime, como Amanda foi responsabilizada pelos acontecimentos e como a mídia influenciou no caso. "Amanda Knox" é uma ótima obra investigativa que te faz questionar as personagens do início ao fim, além de deixar espaço para que você tire suas próprias conclusões sobre o que aconteceu.

Confira a sinopse:

Duas vezes condenada e absolvida duas vezes pelos tribunais italianos do assassinato brutal de sua colega de quarto britânica Meredith Kercher, Amanda Knox tornou-se objeto de especulação global, pois a atenção ininterrupta da mídia alimentava o fascínio do público a cada reviravolta do processo de quase uma década.

Em um mundo que permanece fortemente dividido com as conclusões legais, Amanda Knox vai além da culpa ou da inocência para lançar uma nova luz sobre os eventos e as circunstâncias dos últimos nove anos. Com acesso sem precedentes às pessoas-chave envolvidas e material de arquivo nunca visto, o filme muda de passado para presente, explorando o caso de dentro para fora em entrevistas exclusivas com Amanda Knox, seu ex-co-réu e ex-namorado Raffaele Sollecito , o promotor italiano Giuliano Mignini e o repórter do Daily Mail Nick Pisa.

2 - Sequestrada à Luz do Dia

"Sequestrada à Luz do Dia" é facilmente um dos casos mais bizarros que já vi na vida. Lançado em 2017, o documentário conta a história de Jan Broberg Felt e como ela foi sequestrada em duas situações distintas, ainda na infância na década de 70, por seu vizinho e amigo de seus pais Robert Berchtold.

Aos 12 anos, Jan foi sequestrada na própria casa em Idaho, nos EUA, por seu vizinho Robert Berchtold. Robert, que era visto como um homem religioso e respeitoso que era próximo da família de Jan, capturou a menina e a fez acreditar que tudo se passava de uma abdução alienígena. Por muitos anos, a menina foi abusada e enganada enquanto sua família era chantageada.

"Sequestrada à Luz do Dia" traz uma narrativa tão absurda que é difícil de acreditar. Com histórias que possuem traços de abuso e negligência, esse documentário nos faz questionar se realmente sabemos julgar o caráter das pessoas próximas à nós.

3 - Mistérios Sem Solução

"Mistérios Sem Solução" é uma mini série investigativa recentemente lançada pela Netflix. Atualmente com 1 volume, a série conta com 6 episódios independentes que exploram em cada um um caso criminal distinto e sem solução.

Com cerca de 50 minutos cada episódio, a série cativa e vicia com suas histórias misteriosas. Com casos de sequestro, desaparecimento, óvnis, assassinatos e muito mais, os episódios nos fazem questionar o que realmente aconteceu com as vítimas. Como todos os casos explorados permanecem sem solução até hoje, no final de cada episódio a equipe pede ajuda do público por pistas. Confira uma breve sinopse de cada episódio:

  • Ep. 01 - Mistério no telhado: Rey Rivera sai às pressas de casa e desaparece. Dias depois, seu carro é encontrado, e um detalhe intrigante dá início a um mistério perturbador;
  • Ep. 02 - Treze minutos: Em apenas treze minutos, Patrice Endres some sem deixar rastros. Seiscentos dias depois, uma nova pista muda o rumo das investigações;
  • Ep. 03 - Casa do terror: Um homem da nobreza e sua família desaparecem. Algum tempo depois, as autoridades fazem uma descoberta sinistra;
  • Ep. 04 - Sem carona: Alonzo Brooks some depois de uma festa. Seu corpo é encontrado um mês mais tarde. Muitos acreditam que ele foi vítima de um crime de ódio;
  • Ep. 05 - Óvni de Berkshire: Os moradores de um condado de Massachusetts relembram a experiência apavorante que vivenciaram em setembro de 1969 após o avistamento de um óvni.
  • Ep. 06 - Testemunha desaparecida: Em uma conversa gravada, Lena Chapin revela que a mãe matou o padrasto. Muitos anos depois, ela é intimada a testemunhar no tribunal – e desaparece.

4 - Don't F**k With Cats: Uma Caçada Online

"Don't F**k With Cats: Uma Caçada Online" é mais uma série documental da Netflix que mostra o poder da internet. A obra conta a história de como um vídeo de maus tratos aos animais virou uma verdadeira caçada online por um serial killer. A chocante obra foi um grande sucesso e chegou no top 5 de documentários mais assistidos da Netflix em 2019.

Depois que um vídeo de nome 1 boy 2 kittens foi postado no Facebook, seu conteúdo ofensivo e agressivo de dois gatinhos sendo assassinos à sangue frio virou viral. O autor do vídeo, um canadense chamado Luka Magnotta, foi descoberto por internautas e começou a ser caçado. Mais tarde, Luka chegou à assassinar um estudante chinês devido à circunstâncias absurdas exploradas no documentário.

Essa série documental, além de mostrar o absurdo caso criminal estreado por Magnotta, explora o poder da internet em fazer coisas acontecerem, tanto no aspecto positivo quanto no negativo. Ao final, a série nos faz questionar se também fazemos parte do círculo criminoso tão falado na obra. 

Confira a sinopse:

Quando um homem misterioso publica um vídeo em que mata dois gatinhos, usuários de internet do mundo todo entram em ação para tentar encontrar o culpado. Sentindo-se encorajado pela atenção recebida, o matador passa a postar vídeos cada vez mais perturbadores, até que comete homicídio.

5 - O Desaparecimento de Madeleine McCann

"O Desaparecimento de Madeleine McCann" é possivelmente um dos casos criminais mais populares do mundo. Trata-se do sequestro de uma menina britânica que desapareceu em Portugal no ano de 2007. As circunstâncias em volta do seu desaparecimento são imensamente misteriosas, pois não se sabe quem a sequestrou, nem como e não há pistas concretas do que aconteceu com ela. O caso permanece em aberto e sem solução até os dias de hoje.

Na série documental, em 8 episódios, é explorado com detalhes tudo o que se passou antes, durante e depois do desaparecimento de Madeleine. Com depoimentos de jornalistas, investigadores e policiais que participaram do caso, as personagens desdobram cada acontecimento da fatídica noite em que a criança desapareceu. Com novas e recentes descobertas sobre esse caso, essa série documental investigativa é ideal para entender todo o desenrolar do caso.

6 - O Caso Gabriel Hernandez

"O Caso Gabriel Hernandez" é mais uma série documental investigativa da Netflix que trata de mais um caso chocante e revoltante envolvendo crianças. Nessa série, conhecemos Gabriel Hernandez que teve uma morte precoce aos 8 anos de idade devida à desnutrição, tortura e abuso provenientes de sua mãe e padrasto.

No decorrer da série documental, conhecemos o cenário e os eventos que culminaram na condenação de Pearl Hernandez, mãe de Gabriel, e de seu namorado Isauro Aguirre. "O Caso de Gabriel Hernandez" nos faz questionar sobre a proteção das crianças dentro de suas próprias casas, assim como o suporte que o governo dá aos jovens em situações de perigo. O documentário é uma obra revoltante, porém, extremamente necessária.

7 - Making a Murderer

"Making a Murderer" é possivelmente uma das séries documentais de mais sucesso da Netflix. O primeiro episódio foi exibido em 2015 e desde então a série vêm causando comoção ao redor do mundo, contando inclusive com uma segunda temporada. Filmado durante 13 anos, esse documentário conta a história de 2 homens que foram condenados por um crime que talvez não tenham cometido. Após anos na prisão, um dos personagens é inocentado à partir de provas de DNA e clama por justiça.

"Making a Murderer" começa com a condenação de Steve Avery por agressão sexual e tentativa de homicídio. Por essas acusações, Avery passou 18 anos encarneirado. Após ser comprovado que sua condenação era injusta, Steve foi preso novamente por ser acusado de assassinar Teresa Halbach. Brendan Dassey, sobrinho de Avery, também é acusado de ser cúmplice desse assassinato. O documentário, apesar de longo, nos cativa e nos confunde sobre a real inocência dos personagens principais no caso. Além disso, nos faz pensar sobre a fragilidade e burocracia do sistema judicial americano.

8 - Fyre Festival

Fugindo um pouco das temáticas de assassinatos, sequestros e crimes horrendos, "Fyre Festival" nos traz um documentário criminal investigativo totalmente diferente. Abordando o infame e conhecido Fyre Festival, a obra nos mostra desde o início o que viria ser o evento musical mais desastroso da história.

Para quem não conhece, o Fyre Festival foi um evento musical organizado pelo músico Ja Rule e o empresário Billy McFarland. O festival prometia ser um evento de luxo, preparado para a elite e sediado em uma ilha no Caribe que um dia pertenceu à Pablo Escobar. Com a ajuda de modelos e dos influencers mais famosos do mundo, o Fyre Festival ficou conhecido como o maior golpe midiático do século 21. Isso se deu porque o evento, propagado como grandioso, acabou se mostrando uma farsa desorganizada e criminosa. Os acontecimentos do Fyre Festival culminaram na prisão do seu criador Billy McFarland, que foi condenado à 10 anos por duas acusações federais de fraude.

"Fyre Festival" nos mostra o quanto a geração atual e a influência da internet é capaz de convencer e enganar um enorme número de pessoas. Como as redes sociais estão criando personagens de luxo que não correspondem com a realidade. Toda a abordagem e a história do documentário parece irreal e nos faz pensar muito sobre como consumimos conteúdo na atualidade. A obra é tão absurda que rende até mesmo algumas boas risadas.

9 - The Confession Tapes

"The Confession Tapes" é mais uma série documental investigativa que trata de diversos crimes, com episódios independentes entre si. O diferencial dessa série é que ela apresenta vários casos de possíveis confissões falsas que levaram a condenações das personagens.

Os réus confessos que alegam inocência tem uma oportunidade de mostrarem suas versões dos fatos em "The Confession Tapes". À cada episódio, somos apresentados à acontecimentos que nos fazem olhar com outros olhos para os condenados, e nos questionamos se eles realmente são culpados. Mais uma vez, somos apresentados à fragilidade do sistema judiciário e à corrupção policial enraizada nas instituições.

E aí, gostou das indicações da Spooky Co.? Você tem mais alguma outra indicação que precisa entrar nessa lista?! Deixe aí nos comentários abaixo ou mande sua sugestão para o nosso Instagram em @spuukyco.


0 Comentários

Contact Form (Do not remove it)